O Instituto Walfredo Guedes Pereira, uma das Instituições Filantrópicas de Saúde mais antigas do país e mantenedor do Hospital São Vicente de Paulo inaugurou o seu novo Serviço de Quimioterapia.
Considerado um marco na trajetória centenária da Instituição, que sempre teve como principal compromisso a prestação da assistência integral ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, o novo Serviço renova as perspectivas para o atendimento oncológico à milhares de pacientes carentes em nosso Estado.
Nosso Hospital, que ao longo de décadas tornou-se referência em Neurologia, Angiologia e Nefrologia – sendo o maior centro de hemodiálise em nosso Estado, desde 2009 passou a oferecer também o atendimento oncológico.
Desde então, o Hospital vem apresentando crescimento progressivo do serviço afim de suprir o constante aumento de demanda por tratamentos contra o câncer, seja através do atendimento ambulatorial, de sessões de quimioterapia ou de intervenção cirúrgica.
Com a ampliação, o serviço passa a contar com uma área total de 300m², 20 poltronas para sessões de quimioterapia, 6 consultórios para atendimento ambulatorial, sala vermelha, posto de enfermagem e farmácia próprios. O objetivo é proporcionar aos usuários do SUS um espaço amplo, confortável e bem equipado, onde o paciente possa ter total assistência em seu tratamento. Nosso Hospital passa a ter uma capacidade muito maior para o atendimento oncológico, podendo passar de 770 para mais de 2000 procedimentos de administração quimioterápica oral e injetável por mês.
Vale ressaltar ainda que a ampliação na capacidade de atendimento está diretamente relacionada aos limites financeiros impostos pelo “Teto de custeio” estabelecido pela Administração de Saúde Pública, sendo este o maior objetivo da nossa Instituição e onde estão concentrados todos os nossos esforços, atualmente.
A inauguração do novo Serviço de Quimioterapia, assim como os investimentos feitos para outras reformas e aquisições de importantes equipamentos, contou com a contribuição oriunda das Emendas Parlamentares destinadas à nossa Instituição, além de iniciativas do setor privado e da sociedade civil organizada.